logo

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL ESCREVEM LIVRO E REALIZAM MANHÃ DE AUTÓGRAFO NO DIA DO LIVRO INFANTIL


Por Redação

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL ESCREVEM LIVRO E REALIZAM MANHÃ DE AUTÓGRAFO NO DIA DO LIVRO INFANTIL

Manhã de Autografo

Com a participação de educadores, pais de alunos e autoridades políticas do município de Reserva do Cabaçal, na manhã da última segunda-feira (18/04), os alunos do pré-dois (5 anos) do Centro de Educação Infantil e Creche Maria Gorete, realizaram a primeira manhã de autógrafo da rede municipal. 

O evento foi dedicado a exposição e apresentação à comunidade reservense do seu primeiro livro de poesias, desenvolvidos em sala de aula, com o auxílio de suas professoras, por meio do Projeto Pedagógico “Poesia de Elias José: A casa e seu dono”. O projeto foi desenvolvido nos últimos 90 dias e teve como coordenadora a Professora Valdineth.

Por meio do projeto inicialmente os professores realizaram uma avaliação sistemática do estágio de desenvolvimento linguístico cada aluno se encontrava e com isso fazer um diagnóstico individual dos alunos, possibilitando que cada um fosse atendido da forma adequada, pois para o alcance dos objetivos do projeto se fazia necessário que os alunos possuíssem de aptidão para criar e interpretar tendo como base a linguagem vigente,

O projeto possibilitou que fosse trabalhado a poesia, no interior da sala de aula, ação importante, pois gera um apresso pela leitura, mexe com o imaginário da criança, simbologia e da criatividade. Levando a criança expressar seus desejos, sentimentos, descobrindo o ato do brincar e das palavras

O Projeto Pedagógico “Poesia de Elias José: A casa e seu dono” , teve como objetivo central: Estimular no aluno a imaginação, a capacidade de abstração, a interpretação, a expressão artística, aumentar o vocabulário e as formas de compreender a realidade e, Trabalhar a linguagem oral e escrita, desenvolver o raciocínio lógico e coordenação motora. Desenvolver o interesse pela leitura e todo código linguístico.

Os alunos ainda puderam trabalhar músicas por meio da construção de paródias, construção de rimas e cânticos de roda, matemática, natureza e sociedade. Foi por meio do trabalho e estudo das artes visuais que possibilitou toda a ilustração das poesias, expressas no livro.